O Rio de Janeiro recebe de braços abertos mais uma edição impecável da Morar Mais. Em novo endereço, a mostra acontece até 2 de novembro na sede do Clube de Regatas do Flamengo, em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas. São 72 ambientes assinados por arquitetos, designers e paisagistas, com ideias e soluções para decoração acessível do jeitinho que a gente adora: sem pesar no bolso!
Na última semana, a Morar Mais promoveu o 5º Encontro de Blogueiros, onde reencontrei pessoas queridas e pude presenteá-las com a nova linha de lembrancinhas ecológicas do Jardim do Coração. Depois do bate-papo animado, realizamos um tour pela casa, registrando e amando cada detalhe. Amor é pouco para definir o que senti por alguns projetos. Vamos conhecer meus favoritos? 🙂
1. Estar Carioca
Ana Cano Milman, Lavínia Jobim e Érica Saraiva
O “Estar Carioca” é, definitivamente, o ambiente dos meus sonhos! Alegre e cheio de bossa, o espaço é muito confortável para reunir as pessoas queridas e passar horas em boa companhia. Bateu uma vontade danada de fazer as malas, pegar o marido, os gatos e me mudar para lá! Tem jeito de casa de verdade, com gente feliz e muito alto astral. Tem até samambaia de estimação!
A base neutra é uma moldura para a riqueza de detalhes, texturas e pitadas de azul turquesa, que é a cor do meu coração. São muitos detalhes lindos e apaixonantes neste projeto: a delicadeza da renda nos revestimentos, a composição geométrica na parede da TV, a organização dos móveis que valoriza a convivência em família, a mesa de centro de carretel e o movimento do tapete com estampa curvilínea. A cozinha azul turquesa é super fofa, da cabeça aos pés, nem precisa de comentários. Amei!
Estamos falando de um ambiente milimetricamente planejado, sei disso, mas o desafio aqui é exatamente este: despertar seu lado mais criativo para buscar soluções adaptadas à realidade. Uma dica: o blog da Manu – Simplichique – apresenta várias soluções criativas para “traduzir” o mundo conceitual das páginas de revistas. Tem que ler, tem que amar!
2. Apê Americanas.com
Natasha Frota, Rafaela Lucena e Andrea Brito
Sabe o que mais me encantou nesse ambiente? Não existem móveis planejados. Tudo aqui foi garimpado na loja online da marca. Isso não é o máximo? A gente que adora garimpar, e acaba criando uma relação afetiva com cada móvel e objeto de casa, sabe como é lindo ver um projeto como este.
Não estou tirando o mérito dos profissionais que atuam na área e criam projetos realmente incríveis, mas a realidade de boa parte da população brasileira é esta: com uma vaga ideia do “projeto de decoração” em mente, vamos à caça de móveis, objetos e peças de decoração pelas lojas de departamento da vida e, na medida do possível, damos um toque de bossa aqui e ali, com móveis e objetos um pouco mais caros que fazem o coração bater mais forte. É o famoso estilo “hi-lo” de decorar, é a nossa “hi-lidade”! rsrs
A mensagem que o ambiente transmite é uma só: não é preciso gastar uma fortuna para decorar a casa com estilo. As meninas da Garimpório arrasaram, o ambiente é top demais! 🙂 Aí você já está encantada com o conceito – que “cabe no bolso” de verdade – e então se depara com luzes de fada na cabeceira da cama, samambaia de estimação, um balanço que na verdade é mesa lateral, os tijolinhos tão amados, luminárias baphônicas com estilo natural (made in Amazonas, gente, que amor!!), a gaiola fofa que virou objeto de decoração e… suculentas!!! Own… que coisa mais linda esse arranjo de suculentas na moranga!!
Foto: Decorviva
E para fechar com chave de ouro, uma varandinha fofa e charmosa só para mostrar que tudo isso aí poderia estar na minha casa, na sua, na casa de qualquer um que lê os blogs de decoração e passa horas perdido no Pinterest!
3. Lazer da Lagoa e Lazer do Rio
Ricardo Portilho
Coloque uma pessoa apaixonada por cactos e suculentas neste ambiente e ela se sentirá extremamente feliz em ver todo potencial da espécie cactaceae explorado de forma tão linda e original!
Várias espécies de cactos com tamanhos, cores e formas diferentes enchem de vida a área externa, formando um exuberante jardim árido, com a vantagem de exigir pouca manutenção e ainda evitar o desperdício de água. O acabamento dos vasos foi feito com sobras de tijolos de construção, e a gente adorou essa ideia! 😉
É um jardim para pessoas esquecidas, viajantes, iniciantes na jardinagem e também para quem deseja deixar a vida #maisverde, com pouco tempo disponível para se dedicar ao jardim. Particularmente, sou fã! Tenho um lindo jardim vertical só com cactos e suculentas, e posso dizer que é gratificante cuidar dessas fofuras!
4. Quarto do Bebê Menina
Danielle Bastos e Gustavo Amorim (Grão Arquitetura)
Sem a menor previsão de baby pelo caminho, mas completamente encantada por este quartinho de bebê! Quero a pintura ombré, do branco ao turquesa. Quero o armário em formato de casinha. Quero as almofadas e objetos coloridos. Quero esse tom lindo de madeira de reflorestamento. Quero voltar a ser criança para morar nesse quarto tão delicado e cheio de amor!
É um cantinho cheio de mimos que aquecem a alma e inspiram o coração. Tão leve e aconchegante que parece até um abraço em forma de quarto. Repare nos cestos de palha, nos quadrinhos fofos, nas luminárias e na riqueza de detalhes que tornam este ambiente ainda mais lúdico e apaixonante.
5. Varanda Lagoa
Lúcia Manhães e Rayra Lira Araújo
Quem não sonha com um cantinho zen para relaxar? A “Varanda Lagoa” é um verdadeiro refúgio para recarregar as energias e esquecer da vida. Poderia passar horas deitada aí nesse futton lindo, cercada de almofadas coloridas, ao som de uma boa música, conversando com meus gatos e bebendo uma taça de vinho. Tudo isso com a companhia das orquídeas, ripsális e dos musgos verdiiiiinhos que compõem os terrários.
Ah, gente, é muito amor num lugar só! O teto em bambu confere um clima ainda mais intimista e aconchegante, deixando aquela sensação de paz em meio à natureza. Amei!
6. Trocando Ideias
Thais Cosso e Carmen Bragança
Este ambiente conquistou meu coração por três motivos: simplicidade, reutilização de materiais e ideias com poder de transformação. A área externa tem um clima leve e descontraído que incentiva encontros, trocas de ideias e integração com a natureza. É uma pausa na rotina diária. Deu para sentir, em cada detalhe, o compromisso de Thais e Carmen na criação de um projeto sustentável (de verdade!).
Pallets e caixotes de feira foram utilizados na estrutura e no mobiliário do gazebo. A iluminação em LED é sinônimo de economia. O paisagismo capricha nos detalhes, surpreendendo com uma hortinha encantadora.
Além de unir beleza e conforto neste espaço alegre e convidativo, por um baixo custo, o projeto incorpora arte urbana (o grafiti) como elemento de inclusão social. É muito amor!
Sugestões: