Amo gatos, cês sabem, e eu também sei que tem um monte de gente aqui apaixonada pelos meus gatos! Prepare-se para morrer de amores pelos meus filhotes, Chaplin e Petit Gatô, porque hoje vou contar tudinho sobre eles: apelidos carinhosos, manias, personalidades, histórias de vida, o que gostam de comer e como me fazem uma pessoa feliz, mais completa e muito mais humana.
1) Quantos gatinhos você tem?
Tenho dois. Gostaria de ter mais, um de cada cor!
2) Qual o nome deles? E os apelidos?
Chaplin e Petit Gatô. O Chaplin é o meu Branquelo, Gorducho, Exagerado e Fofinho querido. A Petit é a Pretinha do meu coração, minha Neném, 50 tons de cinza, Sombrinha, Gulosita e Sujeirinha.
3) Qual a idade dos seus gatinhos?
O Chaplin tem 6 anos e a Petit Gatô vai completar 2 aninhos este mês.
4) Como eles chegaram até você?
Adotei o Chaplin (e a Fifi) através de um anúncio no extinto site Balcão. Diferente, né? Na época, estava descobrindo as alegrias e desventuras de morar sozinha. Sobrava pouco tempo para ir nas feirinhas de adoção, por isso decidi procurar anúncios de doações de gatinhos. Assim tive a sorte de encontrar aqueles que seriam as duas maiores alegrias da minha vida, o Chaplin e a Fifi Fonfon.
A Fifi virou estrelinha no ano passado, precocemente, de um jeito que me traumatizou bastante. Ela teve lipidose hepática, após ficar alguns dias sem comer direito. Só então descobri que os gatos não podem ficar nem um dia sem se alimentar. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance, mas infelizmente não conseguimos salvá-la. Fiquei muito triste e deprimida.
Algumas semanas depois, uma amiga um anjo trouxe a Petit Gatô de presente, e foi isso que renovou as minhas forças e confortou meu coração. A Petit chegou com 3 meses, pesando apenas 500 gramas. Estava muito desnutrida e maltratada, tadinha. Acostumada a comer restos de comida. Apesar disso tudo, ao chegar aqui, aquela gatinha miúda e esquelética estava feliz da vida. Só por estar conosco. Gratidão, sabe?
5) Você tem fotos deles quando eram bebês?
Tenho muitas fotos deles. Afinal, o maior hobby de todo gateiro é fotografar suas ferinhas, não é? 😉
6) Como é a personalidade dos seus gatinhos?
O Chaplin é um verdadeiro amigo e companheiro para todas as horas. Onde estou ele vai atrás. Mia pelos cotovelos e parece um velho rabugento. Adora se esfregar em todo mundo que entra na casa. Como um típico tagarela, pode passar horas conversando. Ele foi o grande amigo do meu pai, na época em que travamos as piores batalhas contra o câncer.
Chaplin é um gato de colo, acostumado a passar longas horas colado na gente! É apaixonado pelo meu marido, por quem sente um ciúme danado. Ao ponto de querer disputar a atenção do Celso comigo o tempo inteiro. Mas ok, já acostumei, marido é o humano de estimação dele e eu sou apenas uma humana-passatempo nesse triângulo amoroso. O Chaplin também tem uma paixão platônica pelo meu vizinho peludo do corredor. É só abrir a porta que ele sai miando escandalosamente até a outra porta e se joga no chão, miando e rolando no capacho, de barriga pra cima.
Chaplin adora…
Entrar em uma caixa (mesmo se for pequena demais para 5kg de um gato gigante).
Sentir o perfume das lembrancinhas ecológicas com mini rosas. Sério, ele ama mini rosas! 🙂
Roubar minha cadeira quando levanto para ir ao banheiro ou beber água.
Virar o rosto quando percebe que vou fotografá-lo.
Fazer de conta que é uma cristaleira ou um rack, e não um gato.
Quando reparamos que ele é um gatão enorme ou quando a Petit para de encher o saco.
Deitar na frente do monitor para dizer que “por hoje, chega”, dando uma pausa na minha rotina de trabalho para enchê-lo de carinho.
Já a Petit Gatô é um bebezinho ronronento em forma de gato. Coloco ela nos braços e passo um tempão embalando a pequena. A danadinha adora sentar ao meu lado para assistir televisão. Também ama uma baguncinha craft. Gosta de carinho de todos os tipos, mas o barrigão é só da mamãe! Tem personalidade forte e é muito expressiva: dá pra ver quando a neném está emburrada, alegre, cansada ou com fome. Aliás, a Petit está sempre com fome. Ela tem a metade do tamanho do Chaplin e consegue comer igual a ele (ou mais).
Petit é alegre, espoleta e hiper ativa, tem um jeito sacana, é apaixonada pelo Chaplin e se comporta como uma verdadeira irmã caçula pentelha. Apesar disso, dá pra ver que ele ama a neném! Ela transformou nossas vidas com seu jeito alegre e espontâneo de ser. Se tivesse que escolher um “filme da sua vida” só poderia ser o Curtindo a Vida Adoidado, pois é assim que ela se sente e se comporta diariamente. Para nossa felicidade!
Petit Gatô adora…
O Chaplin!
Ficar esparramada na poltrona ou no sofá.
Assistir televisão. De preferência, com domínio do controle remoto.
Entrar em uma caixa e fazer de conta que é sua cama.
Subir na pia e fazer de conta que é sua cama.
Subir no cesto, deitar na pilha de revistas e fazer de conta que é sua cama.
Entrar em uma uma sacola para brincar.
Pegar minhas coisas.
Dormir na minha mão ou no teclado enquanto estou trabalhando.
Imitar a gente.
7) Eles gostam de brinquedinhos? Se sim, quais?
Eles amam caixas, com todas as forças. Também adoram aquela vara com penduricalho. A última que comprei o Chaplin arrancou o ratinho em menos de meia hora. Acabou a brincadeira, a Petit se emputeceu e eu fiquei aqui, tentando administrar a frustração das ferinhas. É um brinquedo muito frágil, mas eles aproveitam cada segundo! 🙂
8) Qual tipo de carinho que eles mais gostam?
Depende. Os dois são muito temperamentais. O Chaplin pede colo e adora carinho, mas há dias em que não posso encostar um dedo nele. Na barriga, nem pensar. Normalmente, adora um afago na cabeça, na nuca e no queixo. Já com a Petit, o céu é o limite! Gosta até de virar barrigão (só pra mamãe!). O problema é quando ela resolve virar um “monstrinho”, querendo brincar de atacar.
9) O que mais gostam de comer? Qual marca de ração/molhinho você costuma dar?
Os gatos só comem ração, mas se der mole eles querem mamão, iogurte, presunto… principalmente a Petit, que tem o mau hábito de tentar avançar na comida humana. Eles gostam da ração Golden para gastos castrados, com sabor de salmão. Pessoas phynas!
Eles comem ração úmida e pastosa até três vezes por semana: latinhas de Fancy Feast, da Purina, e pastinhas e sachês da Sabor e Vida. Essas rações mais úmidas ajudam a eliminar as bolas de pelo naturalmente. Quando faço um peixinho, sempre separo uma porção para eles. Adoram saborear um atum bem fresquinho! 🙂
10) Como é a caixinha de areia dos seus gatinhos? Você usa areia, sílica, receita alternativa?
Utilizo areia comum com bastante talco infantil, o que alivia o odor mas não diminui o trabalho nem a bagunça que eles fazem com os grãos. Quero testar outros materiais, como madeira e sílica. Podem me dar dicas de marcas e variedades, vou adorar! 🙂
11) Que recado você daria para as pessoas que não têm gatinhos, ou tem preconceito com gatos?
Gatos sempre transformam a nossa vida para melhor. São tantas lições que aprendemos com essas ferinhas! A maior delas é aprender a aceitar, respeitar e conviver com as diferenças. Cada um tem o seu tempo, suas manias, vontades, rabugices e características únicas. Quando você aprende a amar e respeitar um gato, com certeza, se torna uma pessoa melhor para transformar esse mundo num lugar mais justo, mais verdadeiro e muito mais humano.
Gatos são amigos fiéis, têm personalidade própria e precisam ser conquistados. Você pode ter 20 gatos, amar e cuidar deles da mesma forma e, ainda assim, terão personalidades bem diferentes. Isso não é o máximo?
Convite aos gateiros da web
Você também é um gateiro de carteirinha? Participe desta Tag! É só responder as perguntas no seu blog ou canal do Youtube. A Mulher Vitrola começou essa Tag, amei conhecer os 9 gatos da Luiza e também vou amar conhecer as ferinhas de vocês! 🙂
A Manu, do blog Simplichique, já está convocadíssima a apresentar seus filhotes Tina e Mingau, que são umas fofuras! Jéssica querida, do Mafuah Chic, também precisa apresentar seus filhos! 🙂
Lambeijos dos meus gatos!
Sugestões: