Hoje quero apresentar um jardim que conquistou meu coração na Expoflora 2016. Um jardim que dá vontade de fazer o tempo parar. Por horas. Como um convite à contemplação, a meditação e ao relaxamento. Tire os sapatos, deixe as preocupações para trás e vem comigo conhecer esse lindo jardim!!
O Hall/Varanda é um jardim tropical inspirado em Bali que tem por essência uma atmosfera zen, cercada de afeto e boas energias. Foi criado pelo paisagista Luciano Zanardo, que nos recebeu com o maior carinho.
Ao conhecer o jardim, confesso a vocês: deu vontade de fazer o tempo parar. Tirar os sapatos e caminhar lentamente para explorar cada detalhe, sentindo o toque e a textura das flores, folhagens e elementos que compõem o jardim. Massagear os pés ao pisar sobre as pedras. Meditar ao som da água que corre nas fontes. Deixar as horas passarem na área de estar. E, por fim, limpar a alma com uma boa sessão de cromoterapia no spa!
O jardim de estilo tropical é um verdadeiro oásis onde a pressa é deixada de lado quando você se percebe cercado por plantas tropicais, em um cenário paradisíaco que inspira tranquilidade e bem-estar.
Luciano investiu em elementos rústicos e naturais para dar um toque aconchegante ao jardim. O revestimento das paredes é de bambu verde sem tratamento, um material que se destaca ao lado de esteiras de palha e da pedra aquamarine utilizada nas fontes d’água. Plantas, flores, pedras e imagens de deuses, em conjunto com o mobiliário balinês e as estátuas de animais nativos da Ásia, reforçam a atmosfera intimista.
Também usei mais de 400 pontaletes de eucalipto para delimitar o perímetro do jardim. Este material geralmente é descartado na construção civil – destacou o paisagista.
Na área de relaxamento, todos os olhares se voltam para o spa de cromoterapia, emoldurado pelas folhagens de Strelitzia augusta e pelo piso drenante que leva a novas paisagens. No espaço da varanda, uma sala com tocheiro ecológico surge para promover encontros alegres e despojados.
O piso drenante é um material de fácil aplicação: é preciso fazer o nivelamento do terreno, colocar uma camada de areia e posicionar o piso sobre essa camada. É interessante notar que essa área do piso torna-se permeável, isto é, permite que a água escoe para o solo – informou Luciano.
Plantas de sombra em destaque no projeto
A vegetação tropical que compõe o jardim balinês é própria para áreas sombreadas. Neste projeto, foram utilizadas mais de 11 espécies tropicais como a Pinangacoronata, a Ravenalasmadagascariensis (árvore-do-viajante) e a Chamaedoreamicropadix. Também se destacam a Tradescantiaspathacea (abacaxi-roxo ou espada de Iansã), os maciços de alocasias, as plantas aquáticas e os lindos arranjos florais com diversos tons de orquídeas phalaenopsis.
Cada detalhe do jardim tropical foi pensado com muito carinho para receber o público da Expoflora 2016. Não dá para explicar a sensação de ternura e encantamento que esse jardim provoca nas pessoas. Depois de horas de conversa com o Luciano, acho que enfim entendi o porquê…
Outro dia uma senhora passou por aqui e perguntou como eu deixava as orquídeas tão bonitas. ‘É carinho’, respondi. Além do cuidado para mantê-las floridas, é o carinho e a energia do bem que fortalecem as plantas. Tem gente que acredita, e tem aqueles que não levam fé. Eu acredito que para criar e manter um lindo jardim você só precisa de três coisas: energia boa, disposição e carinho – finalizou Luciano.
É um jardim feito com o coração… um coração apaixonado pelo que faz!
Se você ainda não visitou a Expoflora 2016, corre que ainda dá tempo de conhecer esse e outros jardins. A festa das flores está imperdível!
Leia também:
- Expoflora 2016: Arranjos de flores inspirados no mestre Van Gogh
- Expoflora 2016: A festa das flores em Holambra já começou!
Gostou desse post? Acompanhe a cobertura completa e exclusiva da #Expoflora2016 no Jardim do Coração! Curta a nossa FanPage, siga o perfil @jardimdocoracao no Instagram, e seja o primeiro a ver todas as novidades desta grande festa! 🙂
Serviço
35ª Expoflora
– Localização: Holambra (SP) – fica bem perto de Campinas!
– Período: de 26/8 a 25/9, de sexta-feira a domingo
– Horário: das 9h às 19h
– Ingressos: R$ 42,00 na bilheteria, com meia-entrada para crianças, estudantes e idosos
Um beijo no coração!
Sugestões: