Trepadeira na Rede de Proteção: Será que é uma boa ideia?

Inscreva-se na nossa Newsletter

Serviço em Destaque

É possível utilizar a tela de proteção da varanda como um suporte para apoiar uma trepadeira? Vamos descobrir na matéria com o paisagista Luciano Zanardo!

Quero colocar uma planta trepadeira escalando a tela de proteção da sacada. De preferência, uma espécie bem perfumada e com flores. Mas pensando bem… é uma boa ideia?!

Eu posso apostar que essa ideia já passou na cabeça de todos nós que temos gatos ou crianças em casa. Assim como eu, você também já deve ter se perguntado se é possível utilizar a rede de proteção da varanda ou sacada como um suporte de apoio para uma trepadeira. Acertei?

Para esclarecer essa dúvida, conversamos com o paisagista Luciano Zanardo. Na Expoflora 2016, ele nos encantou com o projeto Jardim Tropical inspirado em Bali. E já vou aproveitar para revelar um segredo: o Luciano também é um GA.TEI.RO apaixonadíssimo por essas ferinhas!  

– Não costumo usar trepadeiras em rede de proteção. Por experiência própria, meus gatos adoram escalar a rede para brincar! Em casa, tenho redes em todo o apartamento, inclusive nas sacadas da sala e do quarto, onde trabalho apenas com o paisagismo em vasos e jardim vertical. Acho também que a implantação de uma trepadeira prejudica a durabilidade e a segurança da rede de proteção, dificultando até para a manutenção quando necessário, explica Zanardo.

Cortei seu coração? O meu também está aqui partido em mil pedaços, só com a lembrança do lindo jasmim-estrela que eu queria manter na varanda. Mas segurança é coisa séria e, como lembrou o paisagista, há diversas opções para deixar a varanda #maisverde sem colocar em risco a segurança dos nossos filhos, sejam eles humanos ou felinos.

Alerta para o momento mais feliz da matéria

Depois de acabar com as nossas esperanças de usar as telas de proteção para alguma coisa que não seja pegar poeira, encardir e proteger nossos filhos – ok, tô dramática ainda com essa descoberta! -, o Luciano resolveu nos compensar de alguma forma. Lembra que ele é gateiro? Eu só não contei a você que ele é criador de Maine Coons e tem até um gatil com um gato mais lindo, fofo e ronronento que o outro! :X

– Comecei a amar esses felinos com a minha primeira gatinha siamesa, que perdi após alguns anos por insuficiência renal. Depois me encantei com os Maine Coons e comecei a criá-los com meu companheiro. Hoje ele tem um gatil exclusivo da raça, o Monte Olimpo, com 21 gatos que recebem todos os cuidados diários com muito amor e atenção, finaliza Luciano.

Agora vai, pode colocar o babador aí antes de querer apertar, beijar, feliciar e amassar a tela do computador…

Mas não se esqueça: ou melhor, esqueça essa ideia de usar a rede de proteção como suporte para uma trepadeira. Segurança em primeiro lugar, combinado? 😉

Serviço

Zanardo Paisagismo
Contato: Luciano Zanardo – (11) 98888-6618
http://www.zanardopaisagismo.com.br/

Gatil Monte Olimpo
Rua Caraíbas 748, Perdizes, São Paulo/SP
Contato: Eder Viscardi – (11) 97996-2421
http://www.gatilmonteolimpo.com.br/

O gatil Monte Olimpo faz parte do CBG (Clube Brasileiro do Gato) e também da FIFE (Federação Internacional de Felinos). É uma instituição muito séria, que preza pelo bem-estar dos seus animais. Eles têm gatos da França, Alemanha e Rússia, inclusive alguns campeões.

Conclusão

Embora a ideia de adornar redes de proteção com trepadeiras possa parecer encantadora à primeira vista, é essencial priorizar a segurança e a funcionalidade dessas estruturas.

Como o paisagista Luciano Zanardo nos lembrou, existem maneiras mais seguras e igualmente belas de incorporar o verde em nossos espaços sem comprometer a integridade das redes ou a segurança de nossos queridos pets e crianças. Este diálogo nos inspira a buscar alternativas criativas e seguras, como jardins verticais ou vasos charmosos, para trazer vida e cor às nossas varandas.

Que esta discussão sirva como um lembrete da importância de alinhar nossas paixões decorativas com as práticas de segurança doméstica, garantindo que nossos lares permaneçam seguros e acolhedores.

Vamos continuar explorando novas ideias e compartilhando nossas descobertas para criar espaços que sejam não apenas esteticamente agradáveis, mas também seguros para todos que compartilham nosso lar.

Se você gostou desse post, deixe seu comentário e compartilhe com amigos que também amam gatos, plantas e jardins – e até hoje não descobriram como aproveitar sua tela de proteção para alguma outra coisa!! 🙂

Um beijo no coração!