Como combater um ataque de cochonilhas ao jardim

Inscreva-se na nossa Newsletter

Serviço em Destaque

Neste exato momento, acabo de identificar o ataque de uma horda de cochonilhas assassinas ao meu querido jardim de cactos e suculentas. Não sei como isso aconteceu. Do dia para a noite, elas apareceram aqui sugando toda a energia dos meus cactos tão amados. Pragas maleditas! Como ousaram aparecer no meu jardim? Fato é que estou passando por uma fase ruim, após sofrer grandes perdas, e tudo na vida anda meio fora de ordem, sabe? Até o jardim.

Essas pragas só aparecem quando ocorre algum desequilíbrio ambiental, e os motivos podem ser vários: a falta ou excesso de água, carência de nutrientes, solo inadequado, pouca luz natural, adubação excessiva e até mesmo azar. No típico ataque de cochonilhas, surgem bolinhas brancas que parecem pequenos pedaços de algodão.

jc-como-combater-cochonilhas-cactos03

Elas ficam paralisadas nos caules das plantas, bem próximas das folhas. Aí você pensa que essas criaturas aparentemente inofensivas não pretendem fazer mal algum. Até que as folhas da sua plantinha começam a ficar manchadas e murchar. Então vem o desespero. E ele fica ainda maior quando a planta perde o vigor e vai definhando até a morte, em alguns casos.

Viu só? Existem outras criaturas além de nós que também amam cactos e suculentas. Daí a importância da observação. Tem que ficar sempre esperto, dando aquela olhada mais caprichada nas suas plantinhas. Assim você pode acompanhar o crescimento, observar se precisam de alguma coisa ou se tem um grupo de fucking cochonilhas se preparando para atacar. Entendeu?  No meu caso, apesar de me sentir uma péssima mãe, tive a sorte de perceber bem no início, o que sempre facilita o controle.

jc-como-combater-cochonilhas-cactos02

Conhecendo as vilãs

As cochonilhas são insetos que, como já disse, parecem pedacinhos fofos de algodão. Mas elas não são nada fofinhas, pois se alimentam da seiva das plantas deixando para trás uma substância viscosa que atrai formigas e fungos. Isso pode ser a morte da sua plantinha, se o problema não for tratado com a devida atenção. As cochonilhas são as inimigas nº 1 de um jardim com plantas ornamentais. Não subestime a capacidade de destruição dessa criatura minúscula e insignificante, ok?

jc-como-combater-cochonilhas-cactos-007

Foto: O Extensionista

Dá um look na criatura para facilitar a identificação se um dia ela aparecer por aí. É sempre bom lembrar que a cochonilha tem alguns disfarces, o que pode acabar provocando dúvidas sobre a sua verdadeira identidade. Ela pode apresentar formas bem variadas, com coloração branca, verde, marrom, vermelha, cinza, preta etc. Para facilitar a vida, faz o seguinte: se avistar um grupo suspeito, vasculhe com calma o jardim e separe imediatamente todas as plantas que foram atacadas. Não precisa ficar triste, é só pensar que elas vão passar um tempo em um spa de recuperação.

jc-como-combater-cochonilhas-cactos-004

Foto: Flickr Hive Mind

Mas por que isso foi acontecer comigo?

Um ataque de cochonilhas só ocorre quando existe um desequilíbrio no ecossistema, que pode ser provocado por más condições ambientais, nutricionais e uma mistura das duas coisas aliada ao azar. Para proteger seu jardim, é importante manter as plantas em condições saudáveis, respeitando suas necessidades de iluminação, rega, nutrientes, adubação e solo. Também é preciso fortalecer a amizade com os predadores naturais das cochonilhas, como as queridas joaninhas e algumas moscas e percevejos, que não são criaturas tão fofas assim.

jc-como-combater-cochonilhas-cactos05

Como combater um ataque de cochonilhas

Se você também deu azar de ficar cara a cara com as inimigas, pode levantar a cabeça e se preparar para o combate. Vamos lutar para salvar nossos jardins, com medidas simples para controlar essa praga. Tudo vai depender, é claro, da intensidade do ataque e das condições das plantas. Se for identificado no início, é sempre mais fácil resgatar as vítimas.

Guia de combate às cochonilhas

Confira o passo a passo completo para manter as cochonilhas sob controle com ingredientes naturais que não prejudicam as plantas nem a sua saúde. Ao sofrer um ataque, pode seguir as etapas abaixo. Mas não se esqueça de avaliar com carinho o que pode ter acontecido de errado! 

  • Passo 1
    Mova a planta para um ambiente fresco, com muita luz natural.
  • Passo 2
    Remova a maior parte das cochonilhas com um cotonete umedecido em Vinagre, Álcool Etílico ou Óleo de Neem.
  • Passo 3
    Limpe o local do ataque com uma solução de sabão de coco natural e água, na proporção de 10g/L. É só diluir o sabão na água quente. Espere esfriar e espalhe a solução com uma escovinha de dentes, esfregando delicadamente o local. Seja carinhoso para não danificar sua planta.
  • Passo 4
    Faça uma poda para remover as áreas mais comprometidas. Se for preciso, seja radical.
  • Passo 5
    Pulverize a planta com Óleo de Neem ou Óleo Mineral (compre na farmácia e utilize uma tampinha para cada 1 litro de água). Eles são defensivos naturais que criam uma camada impermeável sobre a cochonilha, impedindo-a de respirar. Ah, e muito importante: isso só deve ser feito no final da tarde, quando o sol estiver mais ameno. A aplicação deve ser feita depois da rega.
  • Passo 6
    Após uma semana, verifique se o problema foi resolvido. Reaplique a pulverização com Óleo de Neem ou Óleo Mineral. Fique sempre de olho. Se as cochonilhas insistirem com a festinha no jardim, faça uma nova limpeza com a solução de sabão neutro e continue com as pulverizações semanais, com foco nas áreas mais afetadas. Neste caso, é bom avaliar as raízes da planta e lavá-las em água corrente, com uma certa pressão, para eliminar todas as cochonilhas.
  • Passo 7
    Prossiga com a fiscalização semanal e não interrompa o tratamento de forma alguma. Combinado? Em árvores frutíferas, por medida de precaução, evite a aplicação direta nos frutos.

Ah, e pode colocar qualquer inseticida na sua lista negra! Eles são verdadeiros venenos químicos que poluem o meio ambiente, destroem criaturas amigáveis como as joaninhas e ainda colocam em risco a nossa saúde e dos animais que amamos.

Há quem goste de uma boa receita caseira de calda de fumo, mas não sou fã da solução. Na minha opinião, o trio mais eficaz no controle das cochonilhas é Sabão de Coco + Água + Óleo de Neem.

jc-como-combater-cochonilhas-cactos01

Espero poder voltar logo com boas notícias dos meus cactos queridos. Torçam por eles! 

Um beijo no coração!