Sua suculenta está pálida, amarelada, com as folhas murchas que teimam em cair? Está comprida e magrinha? Virou um coqueiro e parece que tá nas últimas? A salvação está nesse post! 😉
Prepare o seu coração porque hoje tenho uma convidada super especial com uma dúvida sobre cuidados com suculentas. A Manu, do blog Simplichique, estava em apuros com uma suculenta bastante estressada dentro de casa: além de crescer horrores, a suculenta ficou comprida e magrinha, com coloração amarelada e folhas murchas, apresentando um crescimento fora do normal. Aquela plantinha fofa e delicada que ela sempre cuidou com tanto carinho de repente cresceu e virou um coqueiro. Dá pra acreditar?
Veja só o estado da criatura:
Posso podar? Ela cresceu tanto que ficou feia. Viu como as folhas debaixo estão murchinhas? Tenho outras plantas que cresceram assim tortinhas – explicou a blogueira.
Manu, essa suculenta está passando por um processo que chamamos de estiolagem ou estiolamento. Esse é um dos principais problemas que enfrentamos no cultivo de cactos e suculentas – um problema que está diretamente relacionado a um fator ambiental, que é a iluminação inadequada. A planta se estressa tanto que fica estiolada.
A boa notícia é que tem salvação! 🙂
Hoje vou compartilhar todas as dicas e orientações que você precisa seguir para recuperar sua tão querida suculenta e combater a estiolagem: conheça os principais sintomas do estiolamento, entenda porque isso acontece com os cactos e suculentas e aprenda a resolver e, principalmente, a evitar esse tipo de problema.
Sintomas do Estiolamento
Como já falei nesse post e no bate-papo em vídeo, os cactos e suculentas são plantas que precisam receber muita luz natural – de preferência, luz direta. Quando são cultivados em ambientes de baixa luminosidade, eles vão se “esticando” em busca de luz. É aí que os principais sintomas da estiolagem começam a surgir:
- Ocorre o alongamento ou crescimento anormal no caule dos cactos e suculentas, que parecem estar crescendo de forma excessiva. A suculenta fica comprida e magrinha, fugindo muito da sua aparência – e fofura – original;
- As folhas murcham, ficam pequenas, enrugadas e começam a cair;
- A base pode vir a apodrecer;
- Aparência pálida e coloração amarelada;
- A planta fica enfraquecida até tornar-se irreconhecível, perdendo a vitalidade, a forma e o aspecto original.
Um acréscimo: o estiolamento também pode ocorrer por excesso de Nitrogênio (N) na adubação de cactos e suculentas, pois esse componente é responsável por estimular o crescimento das plantas. Se for utilizado em excesso, pode fazer mal.
Como resolver o problema
Os sintomas parecem assustadores? Saiba que este quadro pode ficar ainda pior se algumas medidas não forem tomadas de imediato. É hora de começarmos uma verdadeira Operação de Resgate. Confira o passo a passo completo para salvar seus cactos e suculentas da estiolagem:
- Para começar, mude a sua suculenta de lugar. A iluminação atual está insuficiente. Mova a planta para um local em que possa receber sol direto ou uma boa dose de luz indireta na maior parte do dia. Este passo é essencial e inegociável na Operação de Resgate.
- Em seguida, faça uma poda. Sem dor no coração, pois a planta crescerá novamente, bem mais saudável e feliz. Deixe uns dois dedos de caule na planta principal (e nas suas ramificações com folhinhas) e corte as outras partes do caule em aproximadamente três dedos.
- Deixe os caules cicatrizarem por dois dias, secando, antes de plantá-los. Isso vai afastar os fungos e evitar seu apodrecimento.
- Plante a suculenta principal (e suas ramificações com folhinhas), deixando 1cm abaixo da terra para formação de raízes. Se desejar, utilize uma solução enraizadora (à venda nas lojas de jardinagem) para estimular o crescimento das raízes.
- Deixe as outras partes do caule sobre a terra para que surjam raízes e brotos.
Depois de seguir esses passos, tenho certeza que muito em breve você terá uma florestinha linda de #sucs para se orgulhar! 🙂
Ah! Mais uma dica: de agora em diante, é bom ficar mais esperto na hora de comprar seus cactos e suculentas. Muitas espécies são comercializadas doentes, já em processo de estiolamento. Você passa no supermercado, vê aquela suculenta diferentona, leva pra casa, ela morre e você não sabe bem o porquê. Na maioria das vezes, já estava estiolada. E você aí se culpando… Antes de comprar, observe bem o ambiente em que a suculenta está exposta. Se não tiver as condições ideais de iluminação, ou até mesmo se ela estiver com o vasinho encharcado de água – o que é muito comum -, é bom deixá-la na prateleira.
Quer aprender mais sobre as #sucs?
- Como combater um ataque de cochonilhas ao jardim
- Guia completo: como cuidar de cactos e suculentas
- Bate-papo #1: como cuidar de cactos e suculentas
Gostou desse post? Deixe seu comentário, me agradeça por salvar suas #sucs e compartilhe com seus amigos que também amam cactos e suculentas, mas ainda estão aprendendo a cuidar delas! 😉
Um beijo no coração!
Sugestões: