Tá pendurado. Tá tudo pendurado. Alerta de tendência no ar: vasos pendurados com os suportes marliiiiindos em macramê!
Eles são do tempo da vovó, mas invadiram o Pinterest e tá todo mundo morrendo de amores por aí. Mas também… é tanta fofura, que dá pra entender o motivo dessa paixão! Os suportes de vasos em macramê levam cor, alegria, plantas e aconchego para o lar doce lar. Precisa de mais? Claro que precisa. Precisa morrer de desejo de ter um em casa!
Vamos aproveitar a tendência para dar um basta naquele #mimimi… queria ter plantas… #mimimi mas não tenho espaço… Acabou o #mimimi na vida de vocês, minha gente, porque um teto… Ah! Teto vocês têm em casa, né não? Com esses suportes, é só pendurar as plantinhas no teto, nas paredes ou em qualquer outro lugar. Sem mais desculpas. Combinado? Vale tudo na hora de pendurar. Preguinhos. Ganchos adesivos. Suportes. Mãos francesas. Tudo que a imaginação mandar.
Faça você mesmo: vasos pendurados com macramê
Gostou da ideia? Então vem comigo fazer ginastiquinha com as mãos! O macramê é uma técnica que dispensa o uso de agulhas e máquinas, pois tudo é feito com as mãos, de nó em nó, com cordões, fios e linhas mais grossas. Pode usar vaso de vidro? Pooooode! Também pode usar vasos de plástico ou cerâmica, latas, cestos, copos, garrafinhas e qualquer coisa linda para encher a casa e a vida com muito #maisverde!
Para este projeto DIY, vamos precisar de:
- Argola de madeira ou de plástico (tipo aquelas de cortina)
- Fio de lã (também pode ser fio encerado ou qualquer outro que você tiver disponível)
- Fita métrica
- Tesoura
- Vaso de planta
Passo a passo
1. Corte 4 pedaços de fio de lã com 2 metros de comprimento cada. Dobre-os ao meio e passe pelo anel de madeira, dando uma laçada como mostra a foto abaixo. Puxe com força.
2. Agora você terá 8 fios. Separe-os em duplas, formando 4 pares. Em seguida, com a ajuda da fita métrica, dê um primeiro nó cerca de 35 cm abaixo da argola. Repita o nó em todos os pares.
3. Separe um fio que sai de um nó (à direita) e um fio que sai de outro nó (à esquerda). Dê um novo nó. É importante medir a altura da nova camada, pois aqui já começa a se formar a estrutura. Repita o processo com os outros fios até formar novamente 4 nós. Utilize sempre um vaso (no tamanho desejado) para moldar o suporte em macramê.
#dicadeamiga: pendure o suporte em alguma coisa, tipo uma maçaneta, só pra não se perder com tantos nós.
4. Repita o passo anterior quantas vezes for preciso para atingir a altura do vaso.
5. Dê um último nó, enlaçando todos os fios na base do suporte. Corte o excesso de fios.
Agora é só escolher uma planta bem linda para pendurar na sua casinha. Quer algumas sugestões? Fortuna (também é conhecida como Tostão), Kalanchoe, Samambaia Havaiana, Espada de São Jorge, todos os Cactos e Suculentas queridos, Onze Horas, Jiboia, Hera e qualquer planta pendente que faça o seu coração bater mais forte!
Ah, e quero ver fotos, muuuuuitas fotos do que você aprontou por aí! 🙂
Aposto que #vaifaltarparede!
Conclusão
Embrulhar nossos espaços com os encantadores suportes de macramê para plantas é mais do que seguir uma tendência; é reimaginar e revitalizar nosso ambiente com toques de beleza natural e artesanato. Esta arte do nó, que nos conecta com práticas de gerações passadas, transforma qualquer canto em um refúgio verde e sereno, provando que o charme e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas.
Que cada suporte de macramê pendurado seja um lembrete da simplicidade e da beleza que podemos criar com nossas próprias mãos.
Então, pegue seus fios e comece a tecer não apenas um objeto decorativo, mas um lar cheio de vida e amor.
Não esqueça de compartilhar suas criações e continuar espalhando essa tendência encantadora pelo mundo. Um beijo no coração e mãos à obra para um mundo mais fofo e mais verde!
O tutorial foi adaptado do site Mollie Makes.
Um beijo no coração!
Sugestões: