Viva a Magia do Outono no Jardim!

Inscreva-se na nossa Newsletter

Serviço em Destaque

Adoro a chegada do outono, com toda sua beleza e serenidade!  É tempo de céu azul, de folhas ao vento e sol brilhando no céu. Tempo de voltar à rotina e sentir o frescor da estação. Ser feliz no aconchego do lar, entre mantas, filmes e bons vinhos, além de receber amigos em casa, enquanto tudo parece mais calmo e em paz. Lá fora e também aqui dentro, perto do coração.

Vivemos um verão intenso, com muito sol e calor. A explosão das cores tropicais com flores de tirar o fôlego. Lembranças de tardes na praia. O pôr-do-sol mais inesquecível de todos os tempos. Aproveitamos até o último raio de sol para recarregar as energias – e foi muito revigorante!

jc-viva-o-outono-no-jardim2

Pôr-do-sol magnífico da varanda do meu novo lar na Praia do Bom Abrigo, em Florianópolis/SC

Agora é hora de voltar-se para o interior. Sentir novamente o aconchego de casa e aproveitar as temperaturas mais baixas, e fazer atividades dentro de casa, como fazer chocre para decorar ainda mais sua casa. Confesso que sempre aguardo ansiosa pela chegada do outono – é a minha estação preferida e, não por acaso, a época em que nasci. Sou delicada e serena como o outono – e nele me reconheço, com todo seu frescor e melancolia. Sou o outono em pessoa.

A paleta de cores cálidas me fascina. São muitos tons terrosos que se dividem entre  amarelos, laranjas e avermelhados e contrastam com o verde da vegetação e o azul mais doce do céu.

jc-viva-o-outono-no-jardim-cores2

A brisa suave no rosto, levemente gelada, é como um toque de amor. É nesta época do ano que gosto de estar frente ao mar, reflexiva, em sintonia com a natureza. É quando meu coração bate no mesmo compasso das árvores, deixando o vento levar folhas secas e tudo aquilo que já não me serve mais… É a poda de limpeza da alma.

jc-viva-o-outono-no-jardim1

Fim de tarde na Lagoa da Conceição, em Florianópolis/SC

Outono é a época da colheita, mas também de recomeçar. Com a chegada das chuvas e das temperaturas mais baixas, prepare-se para um novo ciclo no jardim. As plantas começam a guardar energia para enfrentar o inverno e, logo depois, explodir em flores na primavera.

O outono é um tempo de espera. Uma pausa no jardim. As plantas crescem em um ritmo mais lento. Não há tantas flores. Algumas folhas ficam amareladas. Outras, caem… Há certas árvores que ficam com os galhos secos, sem uma única folha. E confesso que vejo uma certa magia nisso tudo. É o momento de entender e aceitar o tempo do outro – até mesmo o das plantas – e saber apreciar esse tempo de espera, com toda sua beleza.

Outono é tempo de semear esperanças. Plantar novos bulbos. Contemplar as folhas amareladas ao chão e preparar o jardim para o momento de descansar. The winter is coming… e há muito trabalho a fazer até lá: poda, limpeza, retirada de folhas secas, preparação de mudas, separação de sementes… E para quem ainda não tem um jardim, é o momento perfeito para começar! 

Cuidados no Jardim Durante o Outono

O clima fresco do outono pode deixar os ambientes mais úmidos. Por isso, coloque as plantas em locais arejados, com boa iluminação natural. É tempo de redobrar a atenção com o jardim, pois o excesso de umidade favorece o aparecimento e a proliferação de pragas e doenças. Fique atento à presença de pulgões, cochonilhas, fungos e outros seres esquisitos e indesejáveis.

Reduza o intervalo entre as regas no jardim. Mas não deixe de oferecer a quantidade de água que as plantas precisam. Cada uma à sua maneira. Algumas, mais. Outras, menos.

jc_chic_e_reutilizar_jardim_vertical_com_cactos_e_suculentas_12

Outono é tempo de…

  • Remover galhos e folhas secas ou amareladas das plantas e arbustos.
  • Limpeza completa no jardim.
  • Plantar bulbos e flores para a primavera.
  • Ter mais cuidado com o uso de adubos e fertilizantes – dê preferência aos orgânicos, como húmus de minhoca, esterco de galinha, entre outros.
  • Plantar árvores frutíferas em um clima mais agradável para o seu desenvolvimento.
  • Plantar perenes no jardim.
  • Aplicar adubos e fertilizantes no gramado.
  • Fazer um composto orgânico com as folhas caídas no chão, aproveitando seus nutrientes.
  • Criação de mudas por divisão de touceiras.
  • Colheita de sementes.
  • Proteger as plantas mais delicadas do inverno que está chegando.

Como Cuidar de Cactos e Suculentas no Outono

Nesta época, tenha cuidado com as chuvas: o substrato precisa estar bem drenado para que as raízes não apodreçam na água. Verifique se o sistema de drenagem está funcionando. Os cactos e suculentas não gostam de ficar com os pezinhos molhados. Mas podem tomar banho de chuva! Na verdade, devem. E vou explicar isso mais adiante! 🙂

jc-suculentas-do-coracao7

Com o clima mais úmido, é bom reduzir o intervalo entre as regas durante a estação. Quer uma fórmula? Só regue quando a terra estiver seca.

Aproveite para fazer uma poda de limpeza nas plantas. Retire folhas murchas, secas ou amareladas. Remova também os galhos das inflorescências que não deram frutos e aquelas plantas daninhas que teimam em aparecer nos vasos.

>> Esclareça todas as suas dúvidas sobre o cultivo de cactos e suculentas

10 Plantas e Flores para o Outono

Eu também estou nessa fase de começar um novo jardim. Com a mudança do Rio para Florianópolis (falarei sobre isso mais adiante), acabei doando a maior parte das minhas plantas e suculentas. No início, encarei com tristeza. Mas agora vejo múltiplas possibilidades de recomeçar!  E tenho certeza que será muito mais divertido com a companhia de vocês! 🙂

Vamos aproveitar o Outono para plantar? Veja dez sugestões de plantas e flores:

O que plantar no outono?
  • Trevo de 4 folhas (Oxalis tetraphylla)
  • Celósia ou Crista de Galo (Celosia cristata)
  • Manjericão
  • Narciso (Narcissus cyclamineus)
  • Aster (Symphyotrichum tradescantii)
  • Margarida (Leucanthemum vulgare)
  • Gramados
  • Amor-perfeito (Viola x wittrockiana)
  • Azaleia (Rhododendron simsii)
  • Flor de maio (Schlumbergera truncata)

E você, também gosta do Outono? Qual é a sua estação favorita? Deixe seus comentários e compartilhe esse post com os amigos que também amam se aventurar no jardim! 🙂

Leia também:

Um beijo no coração!